terça-feira, 15 de setembro de 2009

Razões deste Blog.


     Há um tempo a idéia de escrever um blog me seduz, pelo fato de ser imprescindível a expressão escrita em qualquer profissão, na minha de "engenheirar com graxa", me deparo muitas vezes, com a necessidade de comunicar-me claramente. Então como estou afastado da labuta (como pode ser visto em posts anteriores), terei três meses para aprimorar as minhas atualizações e comunicações, pois até na minha MBA já enfatizei como isto é importante, conforme resposta de uma questão da prova de Comunicação Interpessoal, realizada em abril de 2008, que transcrevo abaixo:

Comunicação é a força que movimenta a vida das pessoas das empresas da sociedade? Justifique.

     Como na vida todas as pessoas, desde o nascimento possuem a capacidade de comunicar, seja pelo choro ou até pela falta deste e com o passar do tempo até a morte, nós seres humanos cultivamos maneiras de comunicação, desenvolvendo estruturas de informar nossas vontades e idéias. Então os nossos meios de comunicar, que são através dos nossos cinco sentidos, são os elos com o mundo material, este que é sujeito a mudanças na maioria das vezes devido às coordenadas comunicadas por nós humanos.
     Partindo da idéia acima de que a comunicação muda o mundo, constata-se que a força do ser humano, inicia e termina, ou seja, resume-se em comunicação. Por exemplo, em empresas eficientes, serão encontradas formas de informações sem ruídos (exemplo sinais sonoros), sem filtros (falhas e vícios de linguagem que levam a retenção de comunicação), como também as empresas eficientes buscam reduziras barreiras (diferenças de linguagem ou até de sotaques), pois a comunicação é também a força para vencer as concorrências.
     Como pessoas e empresas formam a sociedade a força nossa significa COMUNICAÇÃO!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Necessidades Especiais

Primeira postagem pós-operatória, conforme tinha comentado no link abaixo, sobre minha fratura no punho direito:

http://www.garpereira.blogspot.com.br/2009/09/pseudo-artroses-do-escafoide.html

Cirurgia foi realizada depois do feriado de 7 de Setembro, na sexta-feira passada (11/09/09) ocorrendo tudo bem! Tirando o fato da estranhes: ambiente cirúrgico ortopédico = uma oficina mecânica de corpos, também senti que eu estava em uma linha de produção em série, pois fui o oitavo paciente a ser operado, no mesmo dia em que o mesmo doutor operou 9 pacientes, então notei que realmente a equipe lá trabalha bem treinada e até onde eu estava acordado, são bem profissionais... fico é encucado com o meu tempo "apagado", devido aos efeitos de sedativos, durante a anestesia local, espero ter me comportado bem, pois ao contrario de um porre com amigos, que normalmente contam os "micos", na cirurgia ninguém fala nada, ainda mais que não conheço os profissionais de saúde que estavam intervindo em mim. Espero futuramente na consulta de retorno não ser olhado estranho....rs...

Mas o que me levou a escrever este post, é sobre as necessidades especiais em que me encontro, estando agora sem a disponibilidade da mão direita, desafios interessantes aparecem, primeiramente para digitar, estou na verdade é “catando milho” nas teclas rs... mas antes de opera me preocupei em adquirir um teclado de teclas sensíveis, nossa como isso ajuda, outro caso é tirar e colocar camisa, tenho usado somente com botões de cima a baixo, como facilita! Ah escova de dente não precisei substituir, mas a pasta de dente, tive que arruma uma com tampa de encaixe, pois rosquear com uma só mão é dureza, para pode continuar pedalando peguei emprestado uma bike ergométrica. Para muitas outras coisas, conto com ajudantes especiais: para dirigir meu pai que está aposentado, arrumar e fazer a cama minha mãe e Conceição (mensalista aqui em casa), banheiro eu dou conta sozinho, quanto as outras atividades, estou em fase de experimentação, se tiver algo engraçado conto em post futuro.

No mais tenho exemplos de pessoas “deficientes” (que possuem necessidade diferentes da maioria) que mostram pra mim, como é possível encarar a vida de forma ativa, ao invés de reativa, frente as durezas da vida, adotando posturas mais práticas, criativas, persistentes e maior controle da mente para enfrentar as dificuldades... E como falei uma tempo atrás com minha amiga virtual Syl ( http://twitter.com/sylviabontep ), "até jogador de futebol de campo tem necessidade especial, pois é possível jogar calçando tênis, mas usar chuteira ajuda muito..."

É isso por hora, beijos e abraços a todos!

E muito obrigado aos que entendem as diferentes “configurações” de funcionalidade corpórea das pessoas!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estatísticas de feriados

Domingo passado tive nada agradável experiência, entrei para as estatísticas de acidentes em estradas brasileiras, foram pequenos os danos físicos e psicológicos. Dano material é o de menos, como pode ser visto na foto acima o carro ficou bem amassado. Lição aprendida: Esteja chovendo ou não, atenção especial em asfalto molhado.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

"O que brilha com luz própria, nada pode apagar." (Pablo Milanez )


Ontem teve teatro: "Till a saga de um herói torto", apresentado pelo grupo Galpão, de Bh, eu como mineiro da capital tinha ouvido falar deles, e sempre muito bem, mas nunca tive oportunidade de assistir, ontem foi minha primeira vez e de graça, o bom que tudo deu certo: quanto a pegar ingresso, lugar de parar o carro, chuva forte deu trégua tanto na chegada quanto na saída, mas a surpresa ruim, :O( , o auditório do SESI ainda não está pronto, e montaram o palco no ginásio de esporte, ai que tá, o nome já diz, e de atividades esportivas e não de show de musica ou teatro, por experiência própria é raro algum ginásio ter uma acústica apropriada, salvo os mais atuais, como o do SESC/SJC, o que não é o caso do SESI, mas ai que está a diferença entre o "que tem luz própria" e "esperar as coisas caírem do céu". O Grupo Galpão fez uma apresentação que eu acredito ser 80% do que eles costumam fazer, falo isso, pois antes de começar a peça, do meu lado na platéia estava o fotógrafo, que acompanha a turnê, ai como era abertura do Festival, demorou um pouco mais que de costume a encenação, fiquei batendo papo com ele, que me disse: esta peça é projetada para locais abertos como praças, ou então em auditórios com grande palco, mas o grupo ficou manhã e tarde inteira ajeitando os detalhes, e realmente ficou surpreendente, o Till (versão Macunaíma alemã), não teve nenhuma falha técnica ou dos atores.
Mas a bendita chuva caiu em 1/3 da apresentação, em telhas de alumínio, ai o publico não conseguio ficar muito antenado com as falas, parecia ligação de celular com falha.... o que salvou foram os microfones individuais dos atores, que em nenhum momento tiveram pane, só o toró e a acústica não colaboraram, todo o resto: figurino, dispositivos de locomoção no palco, portinholas de acesso pelo tablado do solo, o cenário em si, tudo mostrou que o grupo se adaptou 100% ao local oferecido para a peça. Com tudo isso me veio à mente a estrofe da musica de Pablo Milanez: "O que brilha com luz própria, nada pode apagar.", pois ontem eu vi, como trabalho em conjunto, com pessoas que tem luz própria, faz a diferença!

É isso ai! E sugiro que quem puder, vá assistir à peça, aliás hoje ainda tem (ver no blog ,post de ontem).

Obs .: Véspera de final de semana com feriado na segunda, meu médico e eu cancelamos minha cirurgia, mudamos e talvez seja no dia 11 de Setembro 2009.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

24º Festivale de Teatro



Ontem comentei no http://foradodicionario.blogspot.com/ da minha amiga de Bh Marina Lima, que uma das formas de desenvolver as habilidades da fala, é o teatro. Ai para minha surpresa, hoje no jornal, vi que começa o 24º Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraiba, em São Jose dos Campos/SP e a estréia deste festival é com o Grupo Galpão de Belo Horizonte/MG
Vou lá, tentar pegar algum ingresso, pois a entrada é franca... se eu conseguir bilhete, será bom para aprimorar a escuta e quem sabe em futuro próximo me inscrevo em alguma curso de teatro da prefeitura, pois sei que aqui SJC tem incentivo para isso, como também está cheio de gente querendo expressar-se melhor.
Mais informações: http://www.fccr.org.br/festivale/index.html

03/09/2009 19h30 – SESI/SJC
Espetáculo: Till - A saga de um herói torto
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Sinopse: Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que,sem algumas qualidades, o homem cairia em perdição. Deus aceita a aposta e resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e muito charme que descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é ser ainda mais esperto e enganador..

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desafios


Mês de desafio, vou sofrer uma operação no escafóide (osso do punho, conforme acima na figura do meio). A quebra aconteceu em um tombo bobo de bike, o que foi a gota d'água, para quebrar de vez e "escafuder" uma fissura, já existente há ± 6 anos neste osso da mão direita. Como este escafóide faz parte de um sistema que parece com uma "caixa de engrenagens cônicas" (figura a cima a direita) mesmo não doendo muito, tenho que arrumar, caso contrario uma "engrenagem danificará a outra" até emperrar, pois no punho são oito ossos pequenos, que permitem em conjunto os movimentos, sendo o escafóide o "elo fraco" deste biomecanismo.
Sendo assim para sexta-feira (5,Set 09) está marcada a minha cirurgia, que será com anestesia local, será um enxerto de pedaço da cabeça do radio (osso grande do braço), então o médico vai fazer um corte no meu punho, sentido longitudinal, o que permitirá acesso para tirar pedaço do radio e "concertar " o escafóide, depois para a recuperação serão 3 meses de imobilização, para “vingar” o enxerto, pois é uma região com poucos vasos sanguíneos.
Está lançado o meu DESAFIO para o trimestre, pois sou destro e o gesso irá do polegar até parte acima do cotovelo. Mesmo com este incômodo, estou tranquilo, pois como sempre nas odisséias da vida, existem momentos que mesmo sofridos estão cheios de alegrias e surpressas boas, porém este será assunto para um próximo postagem no blog...